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A importância do tempo: Lead Time


Time is Money! Quem nunca ouviu essa frase? Tempo é realmente um fator extremamente importante dentro do universo da logística e quando o combinamos a outros fatores, tais como gestão de tempo ou economia de tempo, estamos certamente avançando em qualidade e crescimento da empresa. Atualmente, na realidade competitiva entre os mercados, a eficiência de seus serviços pode ser medida no tempo de espera de seus clientes. Dentro do universo da logística, existe um termo bastante importante: o lead time. Vamos falar um pouco a esse respeito?


Vamos definir então, de maneira simples e resumida, lead time como o tempo exato desde o processamento de um determinado produto até a sua entrega para o cliente. Numa fábrica por exemplo, o intervalo de tempo necessário para que um material passe pela fabricação, do primeiro até o último processo, esse pode ser o lead time de produção. Se pensarmos em uma cadeia de suprimentos, podemos dizer que o lead time é o tempo compreendido desde o instante que o pedido é feito por um cliente, até quando o mesmo recebe, do fornecedor, tudo aquilo que consta na ordem de pedido.


As empresas estão cada vez mais empenhadas em tornar esse tempo enxuto por meio de processos produtivos e eficazes. Fatores tais como previsão de demandas, tempo de transporte, controle de armazéns são alguns dos exemplos que podem ajudar sua empresa a calcular esse tempo. Como já falamos em outras matérias, mapear todo seu fluxo operacional, ajuda a ter esse indicador sempre em atenção. Por consequência, quanto melhor monitorado for seu lead time, melhor e mais preciso será seu planejamento operacional e principalmente o planejamento estratégico.


Sabemos que o ramo de logística é uma área muito dinâmica. Nesse sentido, o lead time se torna um indicador dinâmico cujo acompanhamento deve ser sempre contínuo. Isso porque os gestores podem identificar, com maior facilidade, gaps existentes na cadeia logística e implementar estratégias que visem reduzir as esperas e eliminar erros e gargalos no fluxo intralogístico como um todo. Quanto mais as empresas se mantiverem atentas a esse índice, melhor conseguirão aprimorar-se em produtividade.


Uma coisa leva sempre a outra: melhor tempo, melhor produtividade, melhores resultados, clientes mais satisfeitos. Reação sempre em cadeia. Cadeia logística! 😊

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