top of page
Nucleotech | por EACM360

Business Intelligence para logística

Durante a era 4.0 da logística, é essencial o acompanhamento das evoluções de recursos tecnológicos que auxiliam em uma otimização na logística de uma empresa, podendo, assim, melhorar o alcance das metas e a eficiência do trabalho realizado de uma maneira mais direta. E, como muitas inovações, o Business Intelligence (BI) tem grande importância no meio logístico, já que pode alavancar resultados de uma organização e ajudar seus dirigentes a conseguir ter um acesso mais amplo a comandos e divisões da empresa.


O BI é um conceito que abrange métodos de armazenamento, coleta, análise de dados e informações e ações que podem melhorar desempenhos em um formato totalmente integrado para poder dar aos coordenadores da empresa uma visão distribuída e equitativa para que decisões eficientes possam ser tomadas.


Com o passar dos anos, essa estratégia foi evoluída e adaptada, passando a incluir processos importantes para uma logística empresarial mais adequada, implementando atividades como:

• Mineração de Dados:

Através de bancos de dados e estatísticas, mostra tendências em grandes conjuntos de dados.

• Geração de Dados: Para que decisões possam ser tomadas e conclusões feitas, é realizado o compartilhamento de dados com as divisões ou seções interessadas.





• Análise descritiva: Após a análise de dados ser realizada, será possível utilizá-los para descobrir falhas, desvios ou problemas.

• Análise estatística: Com a aplicação dos resultados obtidos na análise descritiva, será possível explorar com mais profundidade as informações e dados através de métodos estatísticos.






• Preparação de dados:

Nessa atividade, acontecerá um processo de compilação de fontes de dados, identificação de métodos ou dimensões e preparação para uma melhor análise desses dados.

Com a instauração do Business Intelligence, será evidente alguns benefícios que serão gerados para a organização, sendo os três principais:




1) Identificar e colocar em prática tendências do mercado;

2) Encontrar métodos de como aumentar lucros para a empresa;


3) Prever o sucesso de ações e decisões.


Com essas e muito mais funções, será possível que a sua empresa esteja preparada para possíveis acontecimentos, consiga com mais facilidade atingir as metas estipuladas e aumentar a concorrência no mercado de trabalho, uma vez que terá a qualidade e a eficiência otimizadas.


Comments


bottom of page