top of page
Nucleotech | por EACM360

Como a tecnologia do 5G pode otimizar o futuro das Indústrias?

A rede móvel da quinta geração, o 5G, é a mais nova tecnologia de transmissão de dados, sendo possível, com ela, estabelecer ligação entre objetos, dispositivos eletrônicos, máquinas e muito mais.


De acordo com o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, apesar de poder ter sua estreia no Brasil antecipada, o 5G deve estar presente nas capitais a partir de julho de 2022. As áreas as quais mais serão beneficiadas com a implantação são: saúde, agronegócio, meios de comunicação e indústria.


Nos meios de comunicação, com essa tecnologia, será possível o alcance de uma velocidade de 20 Gbps (gigabytes por segundo) em downloads de arquivos por smartphones. Já nas indústrias, o 5G pretende otimizar os processos internos e organizacionais, estimulando, também, a agilidade de produção, além de ajudar a tornar o ambiente de trabalho nas fábricas mais aprimorado e objetivo.


Com a chegada do 5G, há uma grande expectativa para o futuro das indústrias,

uma vez que essa tecnologia irá otimizar todo o seu funcionamento, principalmente,

no aspectos de:

1) Segurança de Dados Possuindo protocolo avançado de proteção, o compartilhamento de dados não autorizado, que transitam nas aparelhagens, e a irrupção da rede serão barrados e dificultados.

2) Conexão de dispositivos Conectar celulares e computadores simultaneamente não será mais um problema com o 5G, pois é possível haver uma alta conexão entre diversos aparelhos eletrônicos sem que haja instabilidade na internet ou diminuir sua velocidade por Km². Algo que poderá otimizar a produção, diminuindo gastos desnecessários, tornando o processo mais eficiente e evitando o desperdício de materiais e tempo.


3) Conectividade com máquinas inteligentes Com a tecnologia do 5G, também haverá de diminuir a taxa de perdas, obtendo a possibilidade da personalização de demandas, impressão de aspectos singulares dos robôs e a alteração de pedidos, devido a conexão de máquinas que utilizam a inteligência artificial (IA) ou a internet das coisas (loT).

4) Velocidade de transmissão

Obtendo uma maior ou total independência de memórias e armazenamentos externos e internos, com a transmissão de dados 5G, terá uma maior utilização das nuvens, já que o compartilhamento de arquivos chegará a 15 ou 20 Gbps. Com esse avanço, existirá um aumento da eficiência dos aparelhos tecnológicos e do compartilhamento de dados.


5) Baixa latência

Sendo a latência o tempo de atraso entre o instante em que a informação é conquistada até o momento em que é exibida em outro dispositivo, com o uso da nova tecnologia de transmissão de dados esse tempo será diminuído, favorecendo ainda mais as transmissões ao vivo, pois quanto melhor a internet, menor a latência.


Contudo, a tecnologia 5G pode otimizar o futuro das indústrias, melhorando os processos e a rotina das empresas de maneira segura e eficaz. Na indústria 4.0, essa tecnologia transformará o futuro das empresas, podendo prever e corrigir erros, mantendo uma preventiva e automática manutenção, e evitando decisões equivocadas.


Ao utilizá-la de forma estratégica, haverá a possibilidade de agilizar e facilitar os trabalhos dos gestores e funcionários, uma vez que ao unir o 5G com máquinas, potencializando o uso dos recursos tecnológicos, será possível uma era da indústria 4.0 mais otimizada com processos internos mais eficientes e seguros.


Comments


bottom of page