top of page
Nucleotech | por EACM360

Lean Manufacturing: O que é e como funciona?


É sempre importante buscar soluções e maneiras de otimizar os processos das linhas de produção da empresa para que se tornem mais eficientes e competitivas. Por isso, o Lean Manufacturing (ou Manufatura Enxuta) é uma alternativa que pode ajudar a melhorar esses processos.


O Lean Manufacturing é um sistema de gestão com o objetivo de reduzir o desperdício, ou seja, produzir com qualidade utilizando menos recursos. Esses desperdícios são:


Produção excessiva: Produção que ultrapassa a demanda, consumindo matéria-prima, mão de obra, espaço de armazenamento, além do necessário;

Processamento inapropriado: Processos que não acrescentam valor ao resultado e nem ao cliente;

Acúmulo de mercadoria: Mercadorias em excesso que podem gerar gastos desnecessários para o armazenamento;

Tempo de espera: Recursos sem utilização e ociosos;

Intelectual: Mau uso das habilidades dos colaboradores na realização das atividades;

Transporte: Deslocamento desnecessário de materiais e pessoas na realização de alguma tarefa;

Movimento: Deslocamento desnecessário, em que o colaborador vai em busca de ferramentas que estão longe do local de uso;

Defeitos: Produtos com defeito ou falhas em serviços prestados, que geram custos para a refação.


O sistema de Manufatura Enxuta foi criado no Japão, pós Segunda Guerra Mundial, desenvolvida pela fabricante de automóveis Toyota, que visava competitividade com outras empresas automobilísticas dos Estados Unidos, como a Ford.


Benefícios do Lean Manufacturing:


A aplicação do Lean manufacturing, além de reduzir o desperdício (o que auxilia na economia da empresa), aumenta a qualidade da produtividade, o envolvimento dos colaboradores em cada processo, reduz o tempo de espera, o processamento, o espaço para estoque e melhora a organização no local de trabalho.





Como aplicar o Lean Manufacturing na empresa:


Para a aplicação desse sistema, é necessária a realização de uma pesquisa para identificar os pontos de melhorias para que possam ser otimizadas.


É importante localizar os desperdícios através de uma análise para saber como os processos funcionam e identificar qual é o desperdício.


Após isso, poderão ser feitos ajustes para eliminar o desperdício.

Para realizar a análise dos processos, é fundamental que cada etapa seja detalhada e, para isso, existem ferramentas que podem auxiliar, como a Kanban (que apresenta um quadro visual com as tarefas do que fazer, o que está sendo feito e o que já foi feito) e o fluxograma de processos (que permite os gestores saberem de forma simples como os processos acontecem).


Depois de realizar a análise, as ações para as melhorias devem ser executadas. A equipe toda deve acompanhar essas ações em prática, para se certificarem de que irão funcionar. Caso ocorram falhas, podem ser rapidamente corrigidas.


Após a criação de um novo plano de trabalho, para a implementação das melhorias, a empresa deve saber qual seu fluxo de trabalho, para que a produção possa ser controlada e não haja desperdícios, acúmulo de mercadoria ou produção excessiva.


E para que a implementação do Lean Manufacturing tenha sucesso, é importante a supervisão de cada etapa, para que a identificação de falhas ocorra com rapidez e, dessa maneira, a melhoria será contínua.


As empresas podem ter colaboradores capacitados. Hoje, existe MBA Executivo em Lean Manufacturing, dessa maneira, serão capazes de identificar melhorias no processo de produção.




Quer evitar desperdícios e continuar produzindo com qualidade? A Nucleotech sabe como otimizar seus processos.


Entre em contato conosco e saiba como implementar o Lean Manufacturing e o melhor da intralogística 4.0!

Comments


bottom of page