top of page
EACM

Os impactos da indústria: o quanto você investe em sua empresa?

Atualizado: 11 de jun. de 2021


Relembrando nossas aulas de história e revendo o processo de industrialização do Brasil, percebemos o quanto foi tardio. Somente nas primeiras décadas do século XX é que, durante o governo de Getúlio Vargas, as indústrias brasileiras começaram a ganhar mais reforço e o setor logístico começou a engrenar de verdade. Os grandes solos de fábrica, esteiras rolantes, estruturas como transportadores aéreos só começaram a aparecer de fato por volta de 1940! A região sudeste concentrava a maior parte do polo industrial (o ABC paulista é um exemplo disso), mas felizmente, percebemos nos últimos anos, o crescimento e expansão de indústrias e no Nordeste, Centro-Oeste etc.


Depois desse resgate, gostaríamos de ressaltar mesmo, o peso que o investimento em automação tem trazido ao setor industrial no Brasil. Nos últimos anos, nosso país cresceu muito e busca maior independência em relação ao mercado externo sob diversos aspectos na produção industrial. O investimento em tecnologias e em automação nas diversas linhas de produção transforma positivamente todo setor logístico de uma indústria. Aumenta produtividade, rentabilidade e posiciona as empresas em lugares mais competitivos no mercado.



solo do fabrica, intralogística
Projeto Nucleotech Solo de Fábrica de Eletrodomésticos

De acordo com uma recente pesquisa da CNI, nos últimos 2 anos, investimentos em automação e tecnologia subiram de 63% para 73%. Hoje, fala-se em indústria 4.0 e se você está antenado nas tendências do mercado, sabe do que estamos falando. Apesar de ainda ser um período inicial na incorporação dessas tecnologias, muitas empresas já estão investindo pesado para automatizar em primeiro lugar as linhas de produção: compra de esteiras rolantes e motorizadas para otimizar linhas de produção, máquinas e equipamentos diversos, e tecnologias digitais que melhorem a gestão do negócio.


Sabemos que investir pesado em automação representa não apenas dispor de recursos financeiro, mas além disso, a mudança de paradigma do funcionamento de todo o setor. As relações de trabalho mudam porque a mão de obra precisa ser mais qualificada para gestão de todo esse aparato. Não é uma questão de altos gastos com a “modernização”, mas sim um investimento no negócio. A mudança é no pensamento também, e essa talvez seja tão difícil quanto as demais, pois temos que nos adaptar a uma nova forma de enxergar esse novo cenário. A indústria 4.0!


A Nucleotech está presente na construção de grandes solos de fábrica e ajudando cada vez mais empresas a automatizarem suas linhas de produção e tornarem-se assim, empresas de maior sucesso!

Comments


bottom of page