top of page
EACM

Segurança do trabalho: o assunto sério da Logística


Os funcionários são o grande patrimônio de uma empresa. Por isso, segurança no trabalho consiste em desenvolver boas estratégias que visem prevenir acidentes e minimizar riscos. Esta é uma das grandes responsabilidades dos gestores de modo geral, pois estamos lidando com a vida de pessoas e milhares de famílias. Muitas vezes esses acidentes não afetam o funcionário diretamente, mas podem causar um grande prejuízo à empresa por impactar no fluxo operacional e afetar resultados, causando grande transtorno.


Existem algumas ações que refletem positivamente na prevenção de acidentes e reforçam a preocupação da empresa para com seus funcionários, por isso, tenha certeza de que todo seu pessoal está mobilizado com a segurança:

  1. Capacitação de pessoal: informação e treinamento constantes são as melhores estratégias para reduzir índices de acidentes de trabalho. Funcionários que manuseiam equipamentos de maneira adequada serão sempre mais cuidadosos e consequentemente cometerão menos erros. Por isso, invista na formação da equipe, assegurando motivação, produtividade e pessoas mais confiantes na realização de tarefas cotidianas.

  2. Uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI): seu uso tem por objetivo garantir segurança e evitar acidentes. É obrigatório em toda atividade que oferece risco, por exemplo em determinados pontos do centro de distribuição, fábricas, enfim...ele é indispensável! A empresa pode ter um técnico de segurança que realize auditorias frequentes, em conjunto com campanhas que engajem a equipe toda, de modo que os próprios membros se cobrem entre si.

  3. Mapeie áreas de risco potencial: esta ação é muito funcional e bastante simples de ser implementada. Os locais de maior risco podem ser representados por círculos de diferentes tamanhos e cores, que representem visualmente o grau de perigo oferecido. A equipe da CIPA pode ajudar nesse sentido. Além de minimizar riscos, ajuda conscientizar a todos.

  4. Estabeleça procedimentos de segurança: é importante que todos envolvidos diretamente com áreas de risco possam criar uma rotina de cuidados na prevenção dos acidentes. Uma sugestão é estabelecer um protocolo a ser seguido sempre que o funcionário chegar à empresa: vestir o uniforme, colocar as luvas, protetores auriculares, capacete e só depois iniciar suas atividades, por exemplo. Cada setor pode fazer aquelas medidas que se encaixem melhor a depender da atividade.

  5. Campanhas de conscientização: As campanhas de conscientização precisam ir além do tradicional como a elaboração de materiais escritos por exemplo. Sugerimos propor oportunidades de rodas de conversa entre trabalhadores e especialistas que possam realizar trabalhos mais impactantes e positivos. O funcionário precisa refletir de fato, contribuir e pensar de maneira real sobre esses riscos e de que forma podem ser eliminados.

Segurança é um assunto sério e todos devem estar alinhados a respeito, independente de estarem ou não expostos ao risco. Dependendo do tamanho da empresa, é importante que metas sejam estabelecidas para que todo e qualquer acidente possa ser evitado e assim preservar a integridade do bem maior que todas empresas possuem: seus colaboradores!

Comments


bottom of page