top of page
  • Foto do escritorNucleotech | por EACM360

Transportadores de gravidade flexíveis

Atualizado: 3 de ago. de 2021


A rotina de uma empresa, seja qual for o ramo no qual ela atua, necessita de equipamentos que permitam que o deslocamento dos materiais seja facilitado. Se a empresa é de armazenamento e logística, a movimentação de materiais precisa ser rápida e organizada para garantir que os prazos determinados com os clientes sejam cumpridos. Já em uma fábrica que recebe matéria prima, quanto mais rápida a carga e descarga, maior é a produção de produtos que chegarão ao consumidor final.


Ter eficiência e automação significa maior organização e, consequentemente, melhor desempenho na produção, uma vez que o tempo perdido em possíveis erros ou atrasos é eliminado na equação. Assim, quanto maior a produção, melhor é o desempenho no mercado, possibilitando preços mais competitivos e maiores vendas, aumentando o lucro final da empresa.


Para isso, é preciso ter os equipamentos certos e utilizar sistemas de transportes como método eficiente de mercadorias físicas, tornando a movimentação mais rápida e segura para os colaboradores.


Transportadores de gravidade flexíveis de rodízios

ou roletes


Um transportador por gravidade é aquele que move uma carga sem utilizar fontes de energia do motor. Os sistemas de transporte por gravidade são transportadores não energizados, usando a força da gravidade para operá-los.


Com a ajuda de um piso inclinado ou a força manual dos colaboradores, os materiais são movidos para baixo na linha de transporte feito por rolos ou roletes, que aliviam o peso da carga e facilitam sua movimentação de um ponto para outro.


Os transportadores flexíveis de rodízios ou roletes de gravidade oferecem uma solução

econômica para carregar itens em um caminhão e descarregar itens do caminhão. Esses

transportadores se expandem facilmente para alcançar de dentro de uma loja ou da

extremidade de um transportador fixo até a parede frontal do caminhão.


Eles podem se contrair ou expandir gradualmente conforme o caminhão é enchido ou

esvaziado para máxima eficiência e benefício ergonômico, uma vez que o equipamento é feito para ser utilizado em vários locais das empresas e se adaptar a cada necessidade diferente.


Transportadores flexíveis de rodízios ou roletes podem ser curvados em várias

configurações para entregar a várias docas de carregamento. As soluções de transporte

flexível permitem menos operadores, maior velocidade, melhor ergonomia e segurança

e carga e descarga mais eficientes.


O dispositivo é equipado com pernas de altura fixa para um passo consistente, projetado para garantir que as pernas permaneçam perpendiculares ao chão, seja o transportador totalmente expandido ou contraído e é adequado principalmente para operações de alto volume.


Para transferir uma carga de um nível para outro, os transportadores alternativos verticais apresentam um transportador que se move para cima e para baixo.


O que é um transportador?

Existem dois tipos principais de transportadores. Esses incluem:


1- Transportador de gravidade: O tipo mais simples, os transportadores de gravidade apresentam uma inclinação e usam a força da gravidade, ou de uma pessoa, para empurrar a carga ao longo da superfície do transportador. Os principais tipos incluem:

  • Transportador de chute - O estilo mais básico, os transportadores de chute apresentam uma superfície sólida feita de metal ou plástico que é inclinada para baixo em uma configuração reta ou espiral. A carga desliza ao longo da superfície.

  • Transportador de chute - O estilo mais básico, os transportadores de chute apresentam uma superfície sólida feita de metal ou plástico que é inclinada para baixo em uma configuração reta ou espiral. A carga desliza ao longo da superfície.

  • Transportador de rodas gravitacionais - Ideal para manuseio de cargas leves com fundos planos e lisos, transportadores de rodas gravitacionais suportam a carga em uma série de rodízios montadas em um eixo em uma estrutura. As seções do transportador podem ser fixas ou flexíveis e expansíveis.

2- Transportador motorizado: Acionado por um sistema de força elétrico ou pneumático, o movimento de um transportador motorizado é acionado por motores e acionamentos. Existem vários tipos, incluindo:

  • Esteira de acumulação - uma esteira que acumula cargas em um local. Para evitar colisões abruptas de (ou danos às) cargas, vários métodos são empregados para diminuir suas velocidades de deslocamento. Isso inclui sem contato, pressão mínima e pressão zero.

  • Esteira transportadora - uma esteira motorizada que transporta cargas em correias feitas de tecido, borracha, plástico, couro ou metal. Os tipos incluem correia de roletes, correia deslizante e correia telescópica.

  • Transportador de corrente - Transportes de cargas pesadas (como paletes ou contêineres), os transportadores de corrente usam uma corrente simples ou dupla que fornece a força motriz para puxar a carga para frente.

  • Esteira de roletes ativa - esta é a esteira mais comum usada em armazenamento. As cargas viajam em roletes montados em uma estrutura e acionados por vários meios. Os tipos incluem: acionado por correia e acionado por eixo de linha.

  • Paternoster ou transportador de plataforma - Um tipo de transportador vertical que inclui várias unidades de transporte de carga igualmente espaçadas, fixadas em correntes que se movem continuamente em um loop infinito. Isso permite o carregamento e descarregamento automáticos.

  • Esteira de ripas - utiliza uma ou mais correntes sem fim que possuem ripas espaçadas não sobrepostas, não intertravadas anexadas. As cargas andam nas ripas.

  • Transportador alternativo vertical (VRC): para transferir uma carga de um nível para outro, os VRCs apresentam um transportador que se move para cima e para baixo para transportar materiais ou objetos de uma correia ou transportador de roletes para outro. Eles podem ser acionados por força ou gravidade e podem operar automaticamente ou manualmente. Existem três estilos: vagão para uso de maior capacidade. Eles acomodam cargas C-, Z- ou 90°.

Como os transportadores são usados?

Existe uma variedade de áreas para mover materiais em uma instalação, o que permite que várias empresas utilizem essa solução na rotina de seus processos e consigam muito mais eficiência no dia a dia.


As aplicações são muitas e em vários setores de uma só empresa, por isso, muitas vezes, os equipamentos podem ser transportadores e se adaptam ao tamanho do local a ser utilizado.


São alguns exemplos:

  • Montagem: Movendo produtos através de processos de produção;

  • Transporte: movimentação de paletes, caixas e contentores por toda a instalação;

  • Preparação: Acumular e manter itens para processamento posterior ou embalagem;

  • Armazenamento: Movimentação de produtos do recebimento para o armazenamento;

  • Seleção de pedidos: Movimentação dos produtos pedidos do armazenamento para as áreas de separação e pedidos concluídos para a área de carregamento do trailer para distribuição;

  • Distribuição.


Quais são os benefícios?

Além de proporcionar um transporte seguro de materiais de um nível para outro, o que minimiza os custos de mão de obra humana para operar empilhadeiras ou caminhão para transportar materiais por todo o depósito, os sistemas de transporte de gravidade são muito práticos e podem ser instalados em vários locais.


Eles podem movimentar diversas cargas, de vários tamanhos e pesos e otimizam as operações, mantendo o custo baixo.


São alguns benefícios:

  • Ergonomia - Como fazem o trabalho de movimento da carga, os transportadores eliminam a chance de ferimentos ao operador ao empurrar ou puxar uma carga;

  • Fluxo do processo - os transportadores podem ser usados ​​como parte de um processo de montagem ou manufatura;

  • Velocidade - a velocidade do transportador pode ser configurada para acomodar períodos lentos e de pico de demanda;

  • Transporte - Os transportadores facilitam o movimento interno de contentores, caixas ou cargas de paletes em toda a instalação com o mínimo ou nenhum trabalho necessário.





NUCLEOTECH INTRALOGÍSTICA

A Nucleotech Intralogística é uma empresa especializada no planejamento, fabricação e instalação de sistemas de movimentação de materiais. Somos uma empresa de Intralogística 4.0, esse é o nosso DNA.

 

Nossos profissionais, que estão nessa área há mais de 20 anos, empregam seus conhecimentos e experiência no planejamento, seja na busca de soluções de automatização ou na modernização de sistemas já existentes a fim de promover maior eficiência. Nós respiramos Intralogística 4.0.

 

Mais do que ler sobre nosso comprometimento na real satisfação do cliente, convidamos você a comprovar essa realidade. Pensando em contratar uma empresa de Intralogística 4.0? Marque uma reunião e entenda como podemos ajudar.

LOCALIZAÇÃO

Taboão da Serra/SP
06795-010 - Brasil

HORÁRIOS 

Segunda à sexta-feira

das 8h às 17h

TELEFONE

(11) 97104 1403

LINKS RÁPIDOS

  • LinkedIn Nucleotech Intralogística
  • Facebook Nucleotech Sistemas de Intralogística 4.0
  • Instagram Nucleotech Sistemas de Intralogística 4.0
bottom of page